PROGRAMA DE OFICINAS TEÓRICAS CCE SP 2009 cada última semana de maio a setembro

PROGRAMA DE OFICINAS TEÓRICAS CCE SP 2009 de maio a setembro

‘Experiências dialógicas’
Programa de oficinas 2009
Centro Cultural da Espanha em São Paulo

De maio a setembro de 2009 o programa ‘Experiências dialógicas’ conta com 5 oficinas teóricas em formato de curso intensivo com duração de 5 dias de 4 horas. É apresentado como uma iniciativa de formação não convencional em direção a novos posicionamentos da crítica e curadoria de arte em contexto ibero-americano.

Em julho:

Creixell Espilla Gilart (historiadora e curadora, Espanha-Alemanha) e Gabriela Motta (pesquisadora e curadora, Porto Alegre-RS)

“Das bienais as feiras de arte: a espetacularização em tempos de crise”
A oficina de julho discute o contato histórico, geográfico e econômico entre os recorrentes pontos nodais na realização de bienais e feiras internacionais de arte.
Existe de fato uma crise financeira que afeta fortemente a arte mais do que a arquitetura, a ciência ou a música? A crise pode ser considerada um motor? Tendo como paradigma as experiências veneziana e paulistana, será abordada os caso específico de outra bienal: a do Mercosul. A oficina dará também uma visada no setor de mercado da arte, baseada em dois focos principais: a feira e a galeria. Será discutido com o grupo durante os dias de trabalho algumas soluções teóricas como exercício a buscar alternativas práticas aos problemas apresentados.

Interessados:

pesquisadores, críticos, curadores e agentes culturais

Data:

20 a 24 de julho

Horário:

das 15 as 19h

Local:

CCE São Paulo – r. Martinico Prado, 474- Higienópolis

Inscrições:

mediante envio de CV e carta de intenção (até 15/7)
(15 participantes). Isenta de taxas

Contato:

talleres@ccebrasil.org.br (a/c Marcio Harum – coordenador)

Informações:

http://ww2.ccebrasil.org.br e http://ccebrasil.org.br/talleres

Creixell Espilla Gilart

Nascida em Lleida (Espanha) é historiadora de arte e curadora. Realizou exposições para Fundació la Caixa (Lleida), Die Brücke Museum e GlogauAIR program (Berlim) e a feira de arte SWAB (Barcelona). Trabalha como gerente de exposições da feira VOLTA Show em Nova York e Basiléia. Fundou e dirige a sala de projetos e residência artística “vierter stock” em Berlim. Vive na Alemanha desde 2002.

http://www.vierterstock-berlin.com

Gabriela Kremer Motta
Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2004 realiza exposições como curadora em Porto Alegre, Caxias do Sul, Florianópolis e São Paulo. Em 2007 publicou o livro “Entre Olhares e Leituras: Uma Abordagem da Bienal do Mercosul” (Editora Zouk). Integra a comissão curatorial do Rumos Artes Visuais 2008/ 2009 e o núcleo de crítica do CCSP. Vive em Porto Alegre e trabalha em São Paulo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: